BREVE HISTÓRIA

A Casa da Criança Mirandesa é uma Fundação Canónica criada por vontade de D. Abílio Vaz das Neves, Bispo de Bragança-Miranda, a partir da doação de bens patrimoniais e manifestação de vontade, efetuada pelo Dr. Valentim Guerra, como consta da escritura lavrada em 14 de Março de 1953.

A 22 de setembro de 1957 é inaugurada a casa, cuja coordenação tinha sido entregue às Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, sob a orientação do Pároco de Sendim. Assim, era dado início à atividade da Instituição com a valência de lar de crianças e jovens do sexo feminino.

Entre 1969 e 1981 funcionou na Casa da Criança Mirandesa o Colégio de N. Sra. Da Paz, pertencente à congregação religiosa atrás referida.

Em 1988 dá-se início às valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário com funcionamento em edifício próprio adquirido para o efeito e situado na Rua do Baiunco. A inauguração foi a 17 de julho de 1988.

Posteriormente, constatando-se a existência de grande número de idosos em situação de solidão, isolamento, dependência e sem condições habitacionais, iniciam-se contactos com a Segurança Social e os autarcas locais, no sentido de se construir de raiz um edifício para lar de idosos. A sua construção inicia-se em Dezembro de 2000 depois de serem reunidos, para além dos capitais próprios, os seguintes apoios: terreno oferecido pela Junta de Freguesia, projeto oferecido pela Câmara Municipal e comparticipação da Segurança Social.

Em 10 de outubro de 2003, o lar inicia a sua atividade com 15 utentes e um ano mais tarde são admitidos mais 10, completando assim a totalidade da sua capacidade (25).

Em julho de 2006, depois de várias solicitações da comunidade envolvente, dá-se início ao ATL em pausas letivas, para crianças dos 4 aos 12 anos.

Em 1 de Setembro de 2009, depois de obras de reabilitação do rés-do-chão do edifício sede, inicia-se a atividade da creche com 12 crianças.

Em 2014, e após alguns anos de funcionamento com apoios como o Plano DOM e do SERE+, foi encerrado o Lar de Infância e Juventude.

A 10 de Março de 2015, foi inaugurado o Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda, pioneiro no país, contando com financiamento de diversas entidades (Casa da Criança Mirandesa, Corane, Município de Miranda do Douro, ProDeR 2007-2013). Está instalado no antigo edifício do Centro de Dia da Casa da Criança Mirandesa, onde está também sediada a Comissão de Arte Sacra da DBM.

Em meados de 2017, a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, abandonou a coordenação do Lar de Idosos e depois a da Creche da Instituição.

Atualmente, a Instituição, conta com as seguintes Valências e Projetos:

  • Lar da Imaculada Conceição
    • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
    • Centro de Dia
    • Serviço de Apoio Domiciliário
    • Creche
  • Centro de Conservação e Restauro
  • Projeto CLDS 4G – Miranda CunBida
  • Participação na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Miranda do Douro